sábado, 17 de junho de 2017

Aceitar que se vive no Cacém! (Ups, Agualva!)


Hoje em dia, viver nos subúrbios e aceitar isso, não é fácil! Frequentemente tenho amigos que dizem que vivo longe, que o lugar é feio, que as pessoas são feias e que tudo está sujo e desarranjado. Têm medo da violência, de andar de comboio e de serem assaltados. 

Demorei muito tempo a conseguir dizer publicamente que vivia no Cacém e não em Sintra, quando alguém me perguntava onde morava. De qualquer forma também não vivo no Cacém. Vivo em Agualva, que é do outro lado da linha do comboio, do outro lado da ribeira. Basta conhecer a Avenida dos Bons Amigos (que lindo nome!) e a única coisa que têm de saber para virem a minha casa, é que é só virar à esquerda, como quem vai para o lado do coração. Vivo aqui porque há 40 anos (e há 40 anos viver aqui era bem bom) o Cacém era perto de Lisboa, era calmo e ainda tinha muitas vivendinhas bem bonitas. Foi a escolha dos meus avós, comprar aqui a casa. 

Vivo aqui há uma vida... já saí e já voltei e é sempre para esta casa que regresso. Vivo num rés-do-chão, não tenho grades nas janelas, ponho flores ao sol e sempre que estendo roupa, nunca nenhuma peça me desapareceu. Nunca me aconteceu nada... Esta é uma casa com história, passado, memórias... com partes boas e más.

Sempre quis viver noutro sítio... a minha escolha seria o Chiado (claro!) ou uma praça que há perto de Alcântara, que me faz sempre sonhar quando olho para um prédio com águas furtadas.

Lisboa é o centro de tudo. Hoje em dia é quase o centro da Europa, de tão na moda que está. E foi aqui que comecei a pensar se quereria mesmo mudar para Lisboa, logo agora que há mais turistas que "pessoas".

Depois de muito tempo, consegui fazer algumas obras e redecorações na minha casa. Hoje ela é mais minha. Está prática e funcional e um T1 chega-me perfeitamente, nem que seja para limitar o número de coisas que tenho. Tornei-me mais simples, com menos e mesmo assim, acho sempre que tenho demais.

Hoje sinto-me bem na minha casa. Ainda mudava algumas coisas, mas nada de preocupante. Frequentemente apetece-me levantá-la do chão e colocá-la num terreno relvado onde pudesse ter uma corda para estender a roupa ao sol e onde a minha cadela pudesse correr... mas isso não é possível. Possível é gostar de aqui viver. Gostar que os meus vizinhos (que conheço desde bebé) parem na minha janela para me cumprimentarem (ainda hoje isto aconteceu!). Gostar de ter SEMPRE lugar para estacionar o meu carro, na minha praceta a todas as horas do dia. Gostar de colocar coisas pesadas na janela da sala, para entrarem em casa, sem ter de entrar pelo prédio. Gostar que uma vizinha do prédio do lado, que nem sei bem quem é, grite do último andar e me pergunte: "Oh menina já anda sem muletas, está melhor?!". Gostar das laranjas que o meu vizinho traz da aldeia. E é assim que vou gostando de tanta coisa.

Todos os dias ouço os passarinhos aqui nas árvores da minha praceta. Às vezes oiço o amolador e outras vezes até há um senhor que toca acordeão no meio das pracetas para nos animar.

Esta semana tenho acordado cedo e aproveitado para fazer caminhadas matinais, no percurso pedestre junto à ribeira... Está lindo e bem cuidado! E fico maravilhada com as flores violetas, com as heras, com os patos reais, com os pombos, com a manutenção do jardim e com o equipamento desportivo que há, mas também com a quantidade de gente bonita que corre de manhã e também a quantidade de gente simpática que passeia com cães lindos de morrer!


Hoje já gosto de viver no Cacém (ups), Agualva... A Junta de Freguesia tem-se esforçado muito por melhorá-la. Há graffitis gírissimos autorizados, há caixinhas em algumas pracetas para abrigar os gatos, há um senhor arrumador de rua que tenta manter o chão limpinho e finalmente o jardim da minha praceta que tinha sempre lixo, tem flores brancas bem bonitas.

Se gosto mais de viver aqui?! Gosto! Se gostava de viver em Lisboa? Gostava! Contudo, aprendi a aceitar e a gostar do que tenho e tem sido mesmo uma agradável surpresa!

A única coisa que sinto mesmo falta... é de gente perto. Gente, que é a minha gente... Mas para essa gente, eu estou sempre longe... nem que o longe seja 30 minutos de comboio: "Epah ir ao Cacém... nãaaaaaaaaaaa..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.