quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sonho nas mãos de uma criança

Foto by Cátia Cóias
Já algum tempo que não escrevo... não porque não tenha nada para dizer, mas porque ando a fazer muitas coisas!

Como sempre e para variar... contudo, depois da minha limpeza e arrumação da casa, com as orientações do Feng Shui ando muito mais focada e motivada para trabalhar em casa e por isso, estou a rentabilizar muito mais o meu tempo.

Além de continuar na minha vida de trocas, com supermercado, empresas, CP, entre outras... tenho também os projectos para ir ajudando (muitas vezes à distância): a casa de trocas Be Kyosk em Torres Vedras (ver mais em https://www.facebook.com/CasaTrocasTorresVedras?fref=ts); a loja de trocas de Coimbra Be shop, agora com a parceria do Movimento em Transição da zona; uma feira de trocas Big no Norte de Portugal, que em breve divulgo; o meu livro que anda a ser revisto; reuniões e mais reuniões; algumas palestras e novamente entrevistas para a comunicação social.

O que é facto é que as trocas continuam a dar que falar, quer seja pela crise ou simplesmente porque o trocar, faz com que conheçamos pessoas e estejamos mais próximos delas... :)

Eu cá continuo na vidinha... todos os dias, os meus dias são diferentes. Ora vou durante o dia para uma fábrica embalar pacotes de comida, ora vou a um lançamento de um livro, num sítio finíssimo ajudar no evento... Ora estou em casa a responder a emails e a dar entrevistas! O meu dia tem 24h e quase todas as horas são diferentes! A minha semana tem 7 dias e cada dia tenho uma profissão... cada dia sou uma Andresa... Cada hora sou uma nova pessoa! Parece caótico, mas com alguma organização e criatividade tudo se faz... E a verdade é que estive a pensar, que dificilmente me habituaria a ter novamente um trabalho de 8h/dia, em que os 5 ou 6 dias da semana fossem a fazer a mesma coisa num mesmo sítio.

Hoje pensei, que todos os seres humanos deviam só trabalhar em part-time, para terem tempo para si, para os amigos e para a família... Pensei em como os humanos deveriam fazer sempre coisas diferentes, que os desafiassem, que os tornassem criativos e dinâmicos... e não uns meros "cumpridores" de regras, ordens e tarefas. Depois pus-me a pensar que eu não sou ninguém para achar coisas para os outros... cada um tem a sua forma de ser... e um dia diferente ou trabalho em part-time ou novidades todos os dias podia não ser muito bom para algumas pessoas... Mas pronto, sou só eu a pensar!

... cada vez vejo mais longe a possibilidade de voltar a ter um emprego, dito de normal, a ganhar um ordenado base, a ter sempre o mesmo dinheiro todos os meses, a não ter tempo, a cumprir horários dia-a-dia... cada vez mais, acho que quanto mais vivo assim, mas longínqua fico do meu outro eu... Contudo, não digo que não viva sem dinheiro... continuamos a precisar de dinheiro... ou para os ditos pequenos luxos ou independências diárias... ou apenas e só para alguma coisa que achemos que nos dá segurança! No meu caso preciso de dinheiro ainda para:
. pão
. bilhetes de metro e carris
. alguma comida que não consegui comprar
. comida para os meus animais
. os meus luxos: um bolo ou um chocolate... (isto tem de acabarrrrrrrrrrrrrrrrrr)
. gasóleo, quando uso o meu carro (que é pr'aí uma vez por mês)
. prestação do meu carro (por enquanto um amigo anda com o meu carro e esta parte é com ele... mas sinceramente preciso de resolver isto... tenho 5 anos ainda para pagar o carro e não o consigo vender.. raios... com dívidas destas, viver à troca é difícil......... ui)

... consigo quase tudo o resto com trocas... e é bem mais fácil! Para já só troco quando preciso, logo só preciso de "trabalhar" quando preciso... 

Isso agora é mais fácil... mas quando estou doente ou estiver mais velhinha não sei se será assim... mas pronto, adiante!!! Vendo e andando... por enquanto o coração leva-me por aqui..................... 

Dedico esta música, à Cátia Cóias que tirou esta foto do post e outras mil............. lindas e azuis!!!! (ver mais do trabalho dela em: https://www.facebook.com/pafotograficahttp://www.youtube.com/watch?v=9r6FqT7F1s0

6 comentários:

  1. Olá. Quem é que é multifunções e não é impressora nem Bimby? És tu, e é isso que te mantém viva. Trabalhar num mesmo local, torna-se monótomo e tu acabas por exercer na área, na qual te especializaste, para ajudar as outras pessoas, na rua, ou seja onde for. Eu tenho horas de entrada de manhá, mas não tenho horas certas de saída. O meu horário de saída é ás 19.30 h mas existem dias em que posso ter de sair mais tarde. beijos e um bom trabalho. Boa sorte. E boa sorte na venda do teu carro. E vai a uma Citroen, dizer que tens um carro assim assim.... por vezes, pode-lhes fazer jeito para algum cliente e o teu contacto dá-lhes jeito. Um abraço, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaha... fartei-me de rir com essa adivinha!!! Até escrevi no meu blog! E bem haja com a ideia do Citroen.. nunca se sabe!!! Besito *

      Eliminar
  2. Oi, Andresa! Eu estava buscando um projeto de troca chamado Belive ou algo semelhante e encontrei seu blog. Achei sua história interessante! Tem algum post em especial onde eu possa ler mais e entender melhor este seu projeto de vida?
    Abração da Cilene - Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!
      Sim, o projecto que andava à procura devia ser este: http://bliive.com/ É quase parecido!!! :)
      Bem haja pelo interesse da minha história... Se quiser perceber melhor o meu projecto ligado a trocas, veja aqui no blog no separador Believe e assim vai seleccionar todos os posts sobre o projecto!
      Bem haja *

      Eliminar
  3. OIá Andresa; sabes o que significas para mim? Esperança.
    Neste momento ainda vivo debaixo do tecto dos meus pais, e eles pagam-me a universidade e a estadia na cidade onde fica a escola; mas um projecto de vida que tenho vindo a planear/sonhar há algum tempo está relacionado com o teu estilo de vida.
    Na verdade, queria ir um pouco mais á frente, mas também demorarei tempo; tenho já os maus hábitos citadinos. Gostava de me mudar para o interior e viver essencialmente do que plantasse e de alguns recursos animais. E sim, sou a favor do sistema de troca, ainda mais do sistema de partilha em comunidade.
    Saber que há alguém como tu tão perto, (porque sei que existem várias pessoas no mundo) dá-me força :)
    Obrigada Andresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem haja pelo comentário! :) Sabes, no interior é mais fácil viver assim... por isso, quando mudares vai ser bem mais fácil.
      Boa sorte para as tuas mudanças e se precisares de algo, avisa!
      Besitooooo *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.